domingo, 2 de junho de 2013

#PROVADOFOGO

Definir local da ação.

Local da ação: Caótica avenida paulista.

Ação:Captar caixas de feira, doação de livros e tinta e assim fazer uma mini biblioteca em pontos de ônibus espalhados pela avenida. Irá se chamar: "Leitura ponto à ponto"

Como funcionará: A Mini biblioteca se encontrará em um ponto e neste haverá um aviso informando em que pontos existe outra dessa, onde você poderá devolver os livros. A pessoa pega um lê e devolve no desembarque.

Não haverá controle, é mais uma tentativa de interferir, de trazer alguma coisa boa ao caminho de todos os dias dessas pessoas e com sorte, colorir ele um pouco.

Espalharei alguns dizeres com cartôes coloridos dizendo: "Pegue um livro e doe outro" "Leitura livre" "Perca 5 minutos, e ganhe uma poesia" 

Estratégia: Pedir doação com amigos, vizinhos, família, sebos  e tentar montar alguma parceria.


Vamos lá.

Colocando em prática:

























Postando no facebook houve um grande retorno, de maneira que em 2 dias, consegui 70 livros!! Créditos à todos que doaram e fizeram o ponto à ponto acontecer. 

E-leonardo, Celi, Paulo, Alex William, May, Ju, Mari Pini, Cheng, Thays, Ale, Mari quadros, Fran, Jamile, Jéssica, Maria, Jair, Bruno, Bianca, Ruivo, Regis, Yasmin.

Obrigada gente!!











No começo as pessoas estavam ainda meio tímidas enquanto aquela caixa estranha estava lá, mas depois, quando entenderam, já tinham abraçado a ideia, perguntando aonde seriam os outros pontos e dizendo o quanto aquilo era legal.







Fomos seguindo pelas paradas e instalando pontos





Ao todo, 6 pontos de troca(dessa vez). Brigadeiro, Conjunto Nacional, Center 3, Casper Líbero, Consolação e Trianon-Masp.













Esse é o Alex, ele achou que era para pegar todos e não viu a plaquinha, ai me viu tirando foto e disse: "Oi, são seus?" Respondo que sim e que não, que eram e agora são de todo mundo.
Ele fala, "Aaa é pra ficar aqui? Que interessante!" Eu digo, escolhe um!


Ele analisa e depois de um tempo acaba escolhendo a Lei da Misericórdia.












Muito gostoso ver o sorriso que as pessoas abrem quando percebem que são livros ali, livres, para quem quiser. Agradecem e agradecem, perguntando o que eu recomendo.




Na volta paramos para comer e depois passamos pelos pontos:
Primeiro ponto a caixa havia sumido e os livros também. O segundo estava lá sem nenhum livro, todos haviam achado um dono definitivo, ou temporário talvez. Os outros 4 estavam lá ainda de 14 livros, alguns tinham dois, outros 6, ficamos imaginando quem teria levado cada qual.






























Na verdade já tem muita gente de novo perguntando aonde podem doar, então nessa sexta, vamos fazer uma segunda ação, como foram apenas dois dias que pude captar, junto com as provas, não consegui pegar as doações que eram longe de casa, dessa vez faremos um multirão maior.
Acabou de nascer outra corrente boa, Ponto à ponto, ponto de cultura livre.

Acredito que conseguimos hoje melhorar o dia de algumas pessoas, pelo menos, arrancamos alguns sorrisos. E como cada livro tem em seu destino um trajeto cheio de donos temporários, com esses, não é diferente. A menos que eles fiquem parado guardados, mofando e parem de iluminar por ai a fora.

4 comentários:

  1. Oi Julia, também estou no Caminho e não chegamos a nos conhecer.
    Nossa, você não vai acreditar. Ontem fizemos a ação do Leve Gentileza (http://youtu.be/8bGnlprow-s) na Paulista também, fui almoçar e quando estava indo embora vi um movimento com caixas e livros, pensei "poxa, parece uma ação de Guerreiro sem Armas" rsrs
    E hoje descubro que era você!!!

    ResponderExcluir
  2. hahahaha que legal Victor!! Poxa que pena podíamos ter juntado forças!! Que demaissss a sua ação!! Até me arrepiei, ficou muito legal. Parabéns! Um beijão

    ResponderExcluir
  3. Jú, ficou demais, emocionante!!! Vai ser super legal se isso virar um projeto constante além da prova do GSA!!! :) Parabéns!! Beijos da Xemil

    ResponderExcluir