sexta-feira, 24 de maio de 2013

#PROVADAÁGUA

A partir dos itens da tarefa de aquecimento>
 2.Consigo equilibrar sonhos + emoções, vontades e ações (quero conciliar aquilo que acredito com aqueles que me cercam.) 
6. Procuro Inovar nas atitudes, (dessa vez vou diretamente as pessoas, não apenas por rede social)
9. Estou pronto para agir (Já que tenho oportunidade agora, o que falta é agir.)

Ação: Organizar uma mini palestra/dinâmica chamando os alunos do Istituto Europeo di Design e outros de fora também. - estratégia: através de panfletos pela faculdade, um folder na internet e chamando alunos de sala em sala, depois da aula, por menos de uma hora dizendo que pode ser inútil ou pode mudar a vida deles.

Cartaz:



 Ao meio dia inicio a palestra assim> 


Digo: -Eai, o que vocês acham disso? Se desse pra fazer algo pra melhorar a vida dessas pessoas, vocês topariam?

Quem aqui está insatisfeito com o rumo que as coisas estão levando no mundo hoje?
Quem aqui quer mudar isso?


 E se a gente pudesse fazer isso sem pagar um tostão, de maneira divertida e melhor ainda, rápida.

(slide quem aqui quer mudar o mundo?)

Apresento a eles o movimento Oasis

explico: O Oasis é um jogo para jovens que querem mudar o mundo através de ações reais, colocando a mão na massa.
Como? Através do voluntariado e da filosofia do Instituto Elos, somos levados pelo jogo, resumidamente é identificar o sonho coletivo da comunidade, e construir ele.

Começo então falando do olhar apreciativo e mostrando o que eu aprendi na comunidade Souza Ramos.


A primeira coisa que aprendemos nessa brincadeira, é o olhar apreciativo. Criar um cenário de abundância de recursos e possibilidades, valorizando a presença e o potencial de contribuição de cada pessoa. 

1 - Rolinho de papel, olhar dentro dele, olhar seletivo.
2 – olhar dentro dele ainda com apenas um olho, mas agora com os dois olhos abertos. Levantar a outra mão aberta e colocar na metade da lateral dele. (vemos um furo no meio da nossa mão).
Dinâmica, peso a todos que façam um rolinho com uma folha de papel. A mesma em que aprendemos no primeiro dia do Oasis, e então peço que fiquem olhando através dele. Troquem de lugar quando encontrarem o olhar do outro, ai então, levem a outra mão na metade do rolinho e abram os dois olhos.

O que vocês estão vendo? “Uauu, você está no meio da minha mão!!” haha

Digo então> O olhar é relativo, a beleza está nos olhos de quem vê. Abundâncias, recursos, belezas, tudo está aqui para fazer acontecer.












Afeto > para que tudo aconteça, é necessário estabelecer laços afetivos com os moradores, confiança, cuidado mútuo, alimentam e fortalecem o poder do coletivo.
Sem ele nada acontece.


Sonho > laços estabelecidos. Temos uma chance maior de acessar o sonho real de cada um. Construção da imagem do que a comunidade gostaria que acontecesse de melhorias lá, busca do sonho coletivo.

TROCO UM SONHO POR UM SONHO > explicar como foi no Souza Ramos.
Incentivar as pessoas a fazerem o mesmo, levar sonhos (doce). E pedir que elas tragam um sonho de alguém de volta, e deixam esse alguém com o doce.

Cuidado> cuidar das estratégias do projeto, das expectativas e dos sonhos em comum. Grupo> desafio de caminhar cuidando de si e do sonho em comum ao mesmo tempo.

Milagre> Mão na massa, ir atrás dos recursos e fazer acontecer. Explico, tudo isso que vocês estão vendo, pneus, jardins, parquinho. Tudo foi adquirido sem gastar um centavo, através de loja em loja de doação em doação. Está tudo disponível basta corrermos atrás.

Celebração > Reconhecer, compartilhar a conquista coletiva. Realização ganha mais sentido quando estamos celebrando.

Re-evolução – Hora de pensar no futuro. Estabelecer novas metas, materializar novos desafios, fizemos isso em dois dias, o que podemos fazer em 3 meses?
Conversa com a comunidade.
>associação – organizar, comunidade unida, crescer por si mesma agora.

Mostrar mapa Oasis pelo mundo. Nasce um novo regularmente, por pessoas que já participaram de um antes e seguem espalhando a brincadeira de transformar. Ele planta uma semente, não vem com varinha mágica, promove uma fé concreta em que a mudança pode acontecer.

Contar casos de outros Oasis. Contar como tudo começou, Santa Catarina.
Eai, quem quer brincar de transformar o mundo? O que podemos fazer em comunidades aqui perto, ou mesmo aqui na faculdade?  

Primeira reação: "Quando podemos começar:??






7 comentários:

  1. Olá Júlia! Me chamo Gabi e estou no Caminho do Sim junto com você! Fiquei maravilhada com sua dinâmica do rolinho de papel.. Vou precisar mediar uma reunião semana que vem e já tenho mais uma ferramenta! Gratidão =)Se quiser dar uma conferida no meu blog, segue o endereço: http://gabrielaventapanegsa2014.wordpress.com/

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Guerreira!
    Acredito muito na colaboração pessoal de cada um no processo, sei que todos nós temos qualidades a acrescentar. Muito legal saber que não estamos sós nessa caminhada e tem várias ''sementes'' espalhadas em cada canto do mundo com o mesmo propósito. Acho super interessante ver a criatividade de cada um ao realizar cada tarefa, e como são infinitas as possibilidades de se fazer o bem.
    Estamos juntos nesse desafio que a cada passo se torna mais inspirador!
    Só de estarmos aqui agora realizando essas tarefas, já são experiências que só quem esta participando pode descrever. Temos uma qualidade muito importante em comum que é a vontade de descobrir nossos valores e sonhos e correr em busca deles para fazer um mundo melhor para todos!
    Acredito muito em NÓS!
    Li suas postagens e curti muito,achei demais a palestra e os rolinhos de papel tambem!! Parabens!!
    Peço para que vá ao meu blog também e de uma lida e deixe sua opinião.
    E se você se identificar e acreditar que devemos estar juntos no GSA2014 que me recomende para o Fernando Conte.

    http://fernandogsa2014.blogspot.com.br/

    Meu facebook é Fernando Campos.
    Se quiser adicionar lá para trocarmos uma idéia.
    Será um prazer!

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Muito prazer. Me chamo Silvio, tenho 33 anos, professor, casado com a Desiene e pai da Pietrinha.

    Minha formação é em Educação Física, sou professor universitário e também pesquisador numa instituição de ensino particular na cidade de Fortaleza (CE-Brasil), onde vivo há 14 anos. Sou natural de Porto Alegre (RS-Brasil), quase outra país, no extremo sul brasileiro.

    Podem conhecer-me melhor aqui: http://silviodiasjrgsa2014.wordpress.com/

    Acredito sinceramente que podemos fazer um mundo melhor. De minha parte, contribuo em minha área, a educação. E, assim como vocês, participo do "Guerreiros sem Armas 2014".

    Acredito em conexões, e gostaria muito de ajudar a criar, coletivamente, um mundo melhor.

    Conto com vocês e espero que contem comigo.

    Mantenhamos contato, falemos de nós, nos recomendemos: gsa2014@institutoelos.org

    Andemos juntos. Lado a lado.

    Saudações fraternas,

    Silvio.

    ResponderExcluir
  4. Olá Julia!!!

    Que bom que curtiu meu blog lá!! Muito bom receber palavras de incentivo!!!
    Espero com certeza encontrarmos no GSA2014!!

    Já somos guerreiros!!

    Meu facebook é: https://www.facebook.com/fernando.campos.90410

    Adiciona la depois!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  5. Oii Julia,
    Meu nome é Gabi Pereira e também estou no caminho do sim!!
    Adorei a sua dinâmica e fiquei realmente impressionada com tantas pessoas que você conseguiu mobilizar para uma palestra e ainda mais no horário do almoço hehehe
    Com certeza te indicarei hehe Parabénss!
    Beijos,
    Gabi Pereira
    gabipereiragsa2014.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Ju, sua linda! Como sempre surpreendendo e emocionando. Gostaria de ter ido para prestigia-la nesse momento especial.
    Parabéns pelas ações, você é incrível e me sinto muito feliz por conhece-la!

    Tamô junto e vamos juntaaas amiga!

    S2

    Abraço!!!

    ResponderExcluir